domingo, 6 de junho de 2010

Arrumando as gavetas, arrumando a vida.



Acredito que as gavetas bagunçadas refletem a bagunça de nossa vida emocional. Eis um dos motivos pelos quais sempre procurei manter minhas gavetas com uma certa organização, na verdade tal hábito teve início na minha vida adulta.
Mais um motivo para acreditar que a organização é um reflexo do emocional, afinal adolescentes são mesmo um vulcão de emoções e ter algumas gavetas bem bagunçadas é normal.
E já fazia algum tempo que não cuidava das minhas gavetas, pois então... a bagunça estava tomando conta em todos os aspectos!
Isso acabou nesse final de semana, ao separar o que não preciso mais guardar, as coisas que não vou mais usar e que podem ser úteis a outras pessoas, abri espaço para o novo.
Quando você limpa as suas gavetas e joga fora aquilo que não presta, está reprogramando simbolicamente o seu interior.
Quando nos propomos a arrumar a nossa casa estamos também nos propondo a arrumar os nossos pensamentos, reavaliar as nossas atitudes e mudar os nossos paradigmas. É uma verdade!
Passamos por momentos de plena felicidade em nossa vida e momentos que nos marcam de uma forma surpreendente e nos transformam, nos comovem, nos ensinam e muitas vezes, nos machucam profundamente. Mas os acontecimentos e as pessoas passam por nossas vidas e temos que deixa-los livres! Por isso, às vezes é tão importante esquecer de lembrar, trocar de ares, rasgar papéis, jogar fora presentes desbotados, dar ou vender livros, abrir espaço para o novo...
Assim limpei minhas gavetas, limpei minha vida, pronta para a próxima etapa que já está aqui, afinal é preciso estar aberta para as coisas que se apresentam ao seu redor, pois a felicidade está nos detalhes.

2 comentários:

  1. Jeane, esse texto é de tua autoria? Fantástico!!! Serve muito pra todo mundo, mas serve muuuuito pra mim neste momento em que estou distante da minha casa, do meu canto...portanto, distante de mim mesma, e talvez aí esteja meu erro! Preciso me aproximar de mim, reorganizar tudo...em todos os sentidos!

    ResponderExcluir
  2. Adoo a metáfora das gavetas, muito lembro da minha psico me ajudando a limpar algumas e fechar outras. Até hj utilizo isso... Ótimo texto.

    ResponderExcluir